O Senhor escolheu e remiu Israel, não há outro Deus - capítulo 44
A graça ilimitada de Deus é maravilhosamente demonstrada na abertura do presente capítulo. As reprovações e protestos do capítulo anterior são imediatamente seguidos por garantias e promessas, baseados em seu plano predeterminado e atos criativos para a nação. Na ira lembra-se da misericórdia.
O Senhor lembrou seus enunciados no início do capítulo 43, e o fato de que Israel é o Seu "escolhido". Nestes dois capítulos Ele usa as mesmas três palavras como evidência de sua criação do homem, "criado" (Gênesis 1:27), "feito" ("fazer", Gênesis 1:26), "formado" (Gênesis 2:7), mas agora referindo-se ao nascimento da nação.
Tudo isso torna inalteráveis seu propósito e sua promessa a Jacó, apesar da apostasia de Seu povo. Ele mesmo o chama de Jacó (suplantador), Israel (príncipe com Deus) e finalmente Jesurum (reto), uma denominação atribuída anteriormente através de Moisés (Deuteronômio 32:15, 33:5,26), antecipando a condição justa no futuro de Israel (versículo 3). A promessa do Espírito foi parcialmente cumprida no Pentecostes, mas terá seu cumprimento final e completo na segunda vinda de Cristo.
Então as bênçãos divinas virão para o povo: efusão do espírito, água para o sedento, rios sobre a terra seca, o Espírito sobre a posteridade e a fertilidade nacional. Eles não se envergonharão de declarar que são do Senhor, nem de se chamar pelo nome de Jacó e de usar o nome de Israel por sobrenome.
Isto nos conforta também: andemos como o Jesurum de Deus e enchemo-nos do Espírito. No Salmo 87:4 vemos que o Senhor enumera Raabe (Egito), Babilônia, Filístia, Tiro e Etiópia entre os que O reconhecem, como se tivessem nascido em Sião.
Aplica-se também aos gentíos no reino milenar, que se identificarão como povo de Deus, pertencentes a Cristo, o rei dos judeus. Nisto existe um paralelo entre o versículo 5 e Romanos 11:2 , onde aprendemos que “se a diminuição (dos judeus) é riqueza dos gentíos, quanto mais a sua plenitude”: Quando Israel se voltar para o Senhor durante a grande tribulação, vai se tornar o canal de benção para as nações e grandes multidões serão salvas entre os gentios (Apocalipse 7:9-14).
Há um paralelo marcante entre este versículo em Isaías e os resultados do evangelho que pregamos. Assim como num dia no porvir o gentio admitirá que pertence ao Senhor Jesus, assim o convertido de hoje aprende a reconhecer que pertence ao Senhor (1 Coríntios 3:23), unido com todos os irmãos em Cristo, descendência de Abraão e herdeiro conforme a promessa (Gálatas 3:29).
O Senhor, Rei de Israel, Seu Redentor, o Senhor dos exércitos (que é identificado como o Deus Filho), declara que é o Primeiro, o Último, e que fora dEle não há Deus: é o único Deus verdadeiro. Ele desafia qualquer outro ser a apresentar-se diante dEle e contradizê-lo, evidenciando que tem anunciado as coisas vindouras desde a antiguidade e pode anunciar (legitimamente) também a Ele e ao povo o que há de vir.
O Senhor Jesus declara ser Ele próprio “o primeiro e o último” várias vezes, e, finalmente, no fim da Bíblia “Eu sou o Alfa e o Ómega, o primeiro e o derradeiro, o princípio e o fim” (Apocalipse 22:13).
Seu povo não deve temer qualquer desafio â sua Supremacia. Eles são Suas testemunhas que Ele previu o futuro, e que Ele é o único Deus. Ele mesmo não conhece nenhuma outra Rocha: Então, como poderia Israel saber de alguma?
Rocha compreende imobilidade, força e proteção. O mundo ao redor de nós está num estado de agitação e incerteza. A terra (ou seja, seus habitantes) está mudando, e as montanhas de muitos governos estão caindo nos mares da revolução e perturbação. Vamos, portanto, renovar a nossa confiança em nosso Deus e ter coragem para testemunhar com coragem e firmeza a respeito dEle.
Os que fazem imagens esculpidas nada são e os ídolos e imagens, por mais admiráveis que pareçam por sua arte e riqueza, são sem vida e imprestáveis como objeto de adoração ou veneração. Pior ainda, levam à confusão porque os que as promovem (chamados “testemunhas” aqui) são cegos e tolos.
Os ídolos e imagens provêm de matéria sem vida, metais, pedras e madeira, que com uso de ferramentas são formatados e esculpidos pelas mãos de simples homens hábeis em sua feitura. Estes homens, como todos os outros, se afadigam e têm fome e sede e sua matéria prima, seja metal, pedras ou madeira, é também usado para fazer utensílios, fogo para se aquentar e cozinhar.
Tendo feito o ídolo da mesma matéria prima que usa no seu trabalho, o ferreiro ou carpinteiro dobra-se diante dele, trata-o como se fosse um deus e lhe dirige a sua súplica. É um absurdo, ou loucura que ainda persiste vigorosamente no mundo de satanás, que também abrange o imenso “cristianismo” idólatra.
Os versículos 21 e 22 contêm garantias encorajadoras da redenção passada, a promessa de lembrança no futuro, e o convite de voltar à comunhão com o Senhor no presente.
O Senhor exorta Seu povo a lembrar-se destas coisas, porque é Seu servo, formado por Ele. Demonstra a Sua graça imensa, prometendo não se esquecer dele e ordena-o a apagar suas transgressões e pecados, como se apagam a névoa e as núvens. Comanda o Seu povo também a voltar para Ele porque o havia remido.
Em seguida, tendo em vista o resultado glorioso e certo de tudo isto, toda a criação é convocada para cantar com alegria, exultar, retumbar com júbilo porque o Senhor remiu a Jacó e Se glorificará em Israel.
O Senhor se apresenta como o Redentor que deu origem a Israel e o formou, e confirma que fez todas as coisas inclusive o universo (céus e terra). Também destroi as mentiras dos profetas falsos, dos adivinhos, dos sábios (convertendo em loucura a sua ciência), confirma a palavra do Seu servo (como o profeta Isaías), cumpre o que comunica pelos Seus mensageiros (como o Evangelho), declara que Jerusalém será habitada, edificará as cidades de Judá e levantará as suas ruinas, com uma palavra secará os rios do abismo, e fará de Ciro seu pastor obediente, Jerusalém será edificada e o fundamento do templo será lançado.
Sobre esta última profecia é notável saber que Ciro foi mencionado aqui pelo seu nome uns 150 a 200 anos antes do seu nascimento, e realmente foi ele quem autorizou a reconstrução do templo: o Senhor curiosamente o chama de “pastor”.
1 Agora, pois, ouve, ó Jacó, servo meu, ó Israel, a quem escolhi.
2 Assim diz o Senhor que te criou e te formou desde o ventre, e que te ajudará: Não temas, ó Jacó, servo meu, e tu, Jesurum, a quem escolhi.
3 Porque derramarei água sobre o sedento, e correntes sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre a tua descendência;
4 e brotarão como a erva, como salgueiros junto às correntes de águas.
5 Este dirá: Eu sou do Senhor; e aquele se chamará do nome de Jacó; e aquele outro escreverá na própria mão: Eu sou do Senhor; e por sobrenome tomará o nome de Israel.
6 Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.
7 Quem há como eu? Que o proclame e o exponha perante mim! Quem tem anunciado desde os tempos antigos as coisas vindouras? Que nos anuncie as que ainda hão de vir.
8 Não vos assombreis, nem temais; porventura não vo-lo declarei há muito tempo, e não vo-lo anunciei? Vós sois as minhas testemunhas! Acaso há outro Deus além de mim? Não, não há Rocha; não conheço nenhuma.
9 Todos os artífices de imagens esculpidas são nada; e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas próprias testemunhas nada vêem nem entendem, para que eles sejam confundidos.
10 Quem forma um deus, e funde uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo?
11 Eis que todos os seus seguidores ficarão confundidos; e os artífices são apenas homens; ajuntem-se todos, e se apresentem; assombrar-se-ão, e serão juntamente confundidos.
12 O ferreiro faz o machado, e trabalha nas brasas, e o forja com martelos, e o forja com o seu forte braço; ademais ele tem fome, e a sua força falta; não bebe água, e desfalece.
Isa 44:13 O carpinteiro estende a régua sobre um pau, e com lápis esboça um deus; dá-lhe forma com o cepilho; torna a esboçá-lo com o compasso; finalmente dá-lhe forma à semelhança dum homem, segundo a beleza dum homem, para habitar numa casa.
Isa 44:14 Um homem corta para si cedros, ou toma um cipreste, ou um carvalho; assim escolhe dentre as árvores do bosque; planta uma faia, e a chuva a faz crescer.
Isa 44:15 Então ela serve ao homem para queimar: da madeira toma uma parte e com isso se aquenta; acende um fogo e assa o pão; também faz um deus e se prostra diante dele; fabrica uma imagem de escultura, e se ajoelha diante dela.
Isa 44:16 Ele queima a metade no fogo, e com isso prepara a carne para comer; faz um assado, e dele se farta; também se aquenta, e diz: Ah! já me aquentei, já vi o fogo.
Isa 44:17 Então do resto faz para si um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, prostra-se, e lhe dirige a sua súplica dizendo: Livra-me porquanto tu és o meu deus.
Isa 44:18 Nada sabem, nem entendem; porque se lhe untaram os olhos, para que não vejam, e o coração, para que não entendam.
Isa 44:19 E nenhum deles reflete; e não têm conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimei no fogo, e assei pão sobre as suas brasas; fiz um assado e dele comi; e faria eu do resto uma abominação? ajoelhar-me-ei ao que saiu duma árvore?
Isa 44:20 Apascenta-se de cinza. O seu coração enganado o desviou, de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: Porventura não há uma mentira na minha mão direita?
Isa 44:21 Lembra-te destas coisas, ó Jacó, sim, tu ó Israel; porque tu és meu servo! Eu te formei, meu servo és tu; ó Israel não te esquecerei de ti.
Isa 44:22 Apagai as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi.
Isa 44:23 Cantai alegres, vós, ó céus, porque o Senhor fez isso; exultai vós, as partes mais baixas da terra; vós, montes, retumbai com júbilo; também vós, bosques, e todas as árvores em vós; porque o Senhor remiu a Jacó, e se glorificará em Israel.
Isa 44:24 Assim diz o Senhor, teu Redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o Senhor que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus, e espraiei a terra (quem estava comigo?);
Isa 44:25 que desfaço os sinais dos profetas falsos, e torno loucos os adivinhos, que faço voltar para trás os sábios, e converto em loucura a sua ciência;
Isa 44:26 sou eu que confirmo a palavra do meu servo, e cumpro o conselho dos meus mensageiros; que digo de Jerusalém: Ela será habitada; e das cidades de Judá: Elas serão edificadas, e eu levantarei as suas ruínas;
Isa 44:27 que digo ao abismo: Seca-te, eu secarei os teus rios;
Isa 44:28 que digo de Ciro: Ele é meu pastor, e cumprira tudo o que me apraz; de modo que ele também diga de Jerusalém: Ela será edificada, e o fundamento do templo será lançado.
Isaías capítulo 44